Passar por um art block é normal, não importa se você é um artista experiente ou se está começando agora, pode acontecer com qualquer um! O art block é um bloqueio criativo, impede o artista de produzir porque não tem inspiração alguma, se sente desmotivado e sem ideias. Vamos ver agora algumas dicas que podem te ajudar a superar esse bloqueio!

Referências

Procure artistas com trabalhos que você goste, veja galerias, exposições, procure por aquilo que te interessa em fazer. O Google e o Pinterest podem te ajudar a encontrar imagens de diversos estilos que combinam com você. Também pode montar seu próprio banco de imagens salvando tudo aquilo que gostar, assim você pode rever sempre que precisar daquela inspiração.

Estude e treine

Muitas vezes o bloqueio ocorre por pressão e ansiedade de ter algo pronto, mas você precisa lembrar de que nem todo desenho seu precisa ter uma versão final. Faça rascunhos, rabisque estudos de desenho, tente novas poses e expressões. Um simples desenho largado feito com lápis também é importante!

Novas músicas

Se você tem o costume de ouvir música enquanto desenha, pode ser hora de encontrar novas músicas. Ficar na mesmice pode te deixar entediado na hora de produzir. Procure por novidades, mesmo que isso te custe algumas horas.

Converse

Fale com outros artistas e pergunte o que eles fazem quando ficam com bloqueio. Uma boa conversa pode te dar energia para seguir em frente ou até te trazer alguma ideia nova.

Novas técnicas

Também para sair da mesmice e estudar, tente novas técnicas. Se você nunca fez determinado estilo ou ferramenta, tente usar, quem sabe não sai algo interessante?

Não espere

Você pode cair no estado de ficar esperando alguma coisa acontecer, cair alguma inspiração do céu ou algo do tipo. Não espere, corra atrás! O que você está esperando?

Aleatoriedade

Uma boa ideia pode vir quando você junta coisas aleatórias em uma só. Por exemplo, sorteie dois animais, uma cor e um objeto e tente desenhar essa mistura que sair.

Vários projetos

Tenha mais de um projeto em desenvolvimento. Você não precisa fazer etapa mais etapa de apenas uma ideia, se você travar, ficará sem fazer nada. Por isso tenha vários em andamento, você sempre terá algo para fazer e se travar em um, pode passar para o outro.

Autocrítica

Você acha que tudo que você faz é ruim? Talvez seja algo que só você pense. Publique sua ideia, mesmo você achando que não é tão boa porque talvez ela seja boa e você esteja se sabotando!

Não precisa ser hoje

Não precisa ser hoje que você vai fazer alguma coisa realmente pronta. Você pode considerar que apenas pensar em desenhar hoje já é um ganho. Se não deu, amanhã você tenta de novo!

Espero que essas dicas tenham ajudado! Lembre-se, o resultado pode não vir hoje, você precisa ter paciência com você mesmo. Boa sorte!