Publicado em

Blog Post #5

Por que continuou com o vetor para fazer seus desenhos?

– Vibrante e tímido tempo emojis sol Daieny Schuttz tempo emojis nublado Daieny Schuttz

Faça sua pergunta na página inicial do blog!

Eu me apaixonei por arte vetorial assim que descobri a existência. Sempre gostei de desenhos com traços fortes e delimitados com cores chapadas, mas achava que era algo “industrial”, coisa que só empresas conseguiam fazer. Assim que vi que isso estava ao meu alcance, nunca mais larguei o vetor. No bitmap eu ficava muito tempo tentando fazer minha linha digital ficar igual ao do papel e jamais fiquei satisfeito porque minha mão trêmula causa muito efeito usando mesa digitalizadora, caneta ou tablet. No papel eu não tremo tanto, assim que a ponta do lápis encosta no papel uma confiabilidade diferente domina. Com o vetor eu posso fazer meus traços concretos mais próximos do tradicional do que se eu usasse bitmap.

Gosto muito de trabalhar com vetor. A capacidade de edição, o jeito mágico como o desenho se forma, a grande variação de aplicações que se pode fazer… Não dá para largar o bitmap de vez, assim que a imagem sai do programa ela é um bitmap salvo em PNG ou JPG. Mas mesmo sendo só nessa parte, alguns pixels aqui ou ali que não deveriam existir ainda me incomodam em algumas exportações.

Não é muito comum desenhos livres com vetores, mas é um diferencial que eu gosto muito no meu estilo. Algumas pessoas já me desencorajaram de usar vetores porque “eu faço desenhos simples da forma mais difícil”, mas eu não ligo, gosto de fazer assim.

Voltar para a página inicial do blog